A poesia cubista é um estilo literário que se inspira no movimento cubista das artes visuais, liderado por artistas como Pablo Picasso e Georges Braque no início do século XX.
Assim como o cubismo na pintura decompõe e reorganiza formas para oferecer múltiplas perspectivas simultâneas, a poesia cubista faz algo semelhante com palavras, imagens e conceitos.
Na poesia cubista, os versos muitas vezes fragmentam e reconstroem a realidade, justapondo imagens e ideias aparentemente desconexas para criar um efeito de multiplicidade e simultaneidade.
Esse tipo de poesia pode brincar com a forma, disposição espacial das palavras na página, e as relações entre os elementos textuais, para gerar uma nova percepção ou interpretação do tema.
Esse estilo exige uma leitura atenta e criativa, pois parte do propósito da poesia cubista é desafiar as convenções e convidar o leitor a explorar novas formas de compreensão.
❦
Cléia Fialho
Nenhum comentário:
Postar um comentário
🐾 Sinta-se à vontade para INTERAGIR com o que você está lendo agora, terei o maior prazer de colocar SUA POESIA junto à minha minha, e assim abrilhantar mais o blog.🐾
AFAGOS POÉTICOS EM SEU 💗
🐾